As parcerias criadas entre festivais de música portugueses e meios de transporte têm sido potenciadas de ano para ano. Não basta agora uma hipótese, mas sim que cada festival ou empresa de transportes consiga angariar mais público e dar a este mais do que uma solução e tentar assim a sua satisfação a médio-longo. A APORFEST foi falar com um dos diretores de uma das empresas com soluções específicas de transportes para festivais, a ALA Viagens.
APORFEST: A ALA Viagens tem promovido muito da sua atuação junto do público dos festivais de música [ALA Festivais]. Em 2015, realizou parcerias oficiais com o Nos Alive, Super Bock Super Rock, Musa Cascais, entre outros eventos. Como conseguiram encontrar um equilibrio no serviço para os diferentes tipos de público que estes festivais têm? Artur Vieira, ALA Viagens: O nosso serviço de transporte pretende ser a solução universal, económica e prática para os amantes de música de todo o país poderem deslocar-se para os grandes eventos culturais e de música. Apesar de abrangermos cada vez mais eventos, o serviço que oferecemos é cada vez mais diferenciado - isto é, adapta-se às características particulares de cada evento, de acordo com a sua localização, horários e programação. Assim sendo, encontrámos o equilíbrio entre os diferentes tipos de público através da oferta de um serviço diferenciado e dedicado totalmente ao cliente final.

Como se diferenciam de outras redes de autocarros e outros serviços transportes (e.g. CP, viagens aéreas low cost)? O nosso serviço diferencia-se por uma adaptação total ao evento em causa. Não é necessário tomar transportes intermédios, preocupar-se com conduzir madrugada dentro ou ter o receio de perder o transporte no final do evento. O preço é sempre muito inferior às alternativas concorrentes. No caso particular de alguns eventos, como o Nos Alive, a nossa oferta distingue-se ainda por ser a mais abrangente, com partida de mais de 25 cidades de Norte a Sul do país.
Como é feito o "pós-venda" na vossa área de atuação? Ou seja, como fidelizam o frequentador dos vossos serviços que passado alguns anos, se poderá interessar por outras opções de transporte a um festival? A nossa estratégia de fidelização assenta em darmos prioridade à atenção total ao cliente - durante o serviço e posteriormente. Após cada evento, inquirimos todos os clientes, e temos tido o privilégio de mais de metade fazer questão de nos dar o seu feedback, o que favorece muito a nossa visão de melhoria contínua. É por essa via que conseguimos que o cliente acabe por optar por dar preferência ao nosso serviço face a outras alternativas.
Já estão a planear o ano de 2016? Sim. Esperamos, em 2016, continuar a melhorar a qualidade do nosso serviço, e oferecer a nossa solução de transporte para um número recorde de eventos. Adicionalmente, estamos a preparar novas ofertas e soluções para os próprios organizadores de festivais que lhes permitam integrar o nosso transporte como um factor adicional de diferenciação do seu evento.
Como poderão os festivais portugueses evoluir a nível de soluções de transporte eficientes aos seus diferentes tipos de público, a curto prazo? Penso que, no curto prazo, falta encarar o transporte para os eventos como uma parte relevante da experiência total que o cliente vive. Assim sendo, e é essa também a nossa perspectiva, considero que o sector dos festivais sairá favorecido se os seus promotores encararem a oferta de mais e melhores soluções de transporte como sendo sempre favorecedora para o cliente final: com mais operadores, mais horários e mais oferta o cliente só pode sair a ganhar, pois terá mais alternativas de chegar aos eventos que procura.
Como associados, qual o papel que acham que a APORFEST poderá ajudar no vosso desenvolvimento? A nossa participação na APORFEST cumpre com a nossa estratégia de afirmarmos a nossa empresa como parte integrante do sector e parceiro activo no seu desenvolvimento. Esperamos poder participar de forma empenhada nas iniciativas da Associação ao longo do ano. Penso que a APORFEST desempenha uma função importante num sector nascente - a de ajudar a congregar esforços, partilhar informação e reflectir o futuro desta área de negócio.