Preparação e Gestão Ambiental de Eventos [1 Junho, Lisboa - 3ª edição]


A temática da Sustentabilidade na organização e gestão de um evento, mais do que garantir a salubridade ou o cumprimento de legislação ambiental é reconhecer que os eventos têm, por natureza, impactos positivos e negativos.


Implica ainda que se assuma, voluntariamente, a responsabilidade de potenciar os impactos positivos e gerir adequadamente estes promovendo, sempre que possível, a sua minimização ou eliminação. É uma forma de mitigar a pegada ecológica associada ao evento, de promover o evento associado a uma política positiva de responsabilidade para com as pessoas e com o Ambiente e também uma forma poderosa para comunicar e disseminar o tema da sustentabilidade em todo o mundo.


Com o Programa Sê-Lo Verde promovido pelo Ministério do Ambiente, os festivais de música e agora os demais eventos de massas, procuraram efetivar uma sensibilização eficaz que é agora transversalizada a toda a sua produção. Aplicar Ecologia e Sustentabilidade traz novos custos mas permitirá a médio-longo prazo, com uma boa estratégia, encontrar novas formas de equilíbrio financeiro onde os eventos terão de ser o maior exemplo na aplicação e indução de novos comportamentos.

A 3ª edição deste módulo, chega a Lisboa, e está integrada no programa Music Festival Training idealizado pela APORFEST – Associação Portuguesa Festivais de Música, sendo uma ação que foi já premiada com o PRÉMIO FORMA-TE (Criatividade e Inovação na formação) no II Congresso Nacional da Formação Profissional decorrido no ISCTE, em 2015.



Conteúdos

1. Conceito de Sustentabilidade

2. Planeamento de Eventos Sustentáveis

Local

Transportes

Comunidade

Estruturas: logística, exposição e escritórios

Catering e Restauração

Audiovisuais, Multimédia e Espectáculos

Alojamento

Comunicação

3. Sistemas de Gestão Ambiental

4. Certificação Ambiental

5. Impactos ambientais, económicos e sociais

Água

Bem-estar

Desenvolvimento Local

Energia e Clima

Ética

Qualidade do ar

Resíduos

Ruído

Uso do solo