Guia para Eventos Sustentáveis e Climaticamente Neutros pela CM Lisboa. O que é?
- 18 de set. de 2025
- 2 min de leitura

A APORFEST – Associação Portuguesa de Festivais de Música esteve presente na sessão pública de apresentação do Guia para Eventos Sustentáveis e Climaticamente Neutros, promovida pela Câmara Municipal de Lisboa (CML).
A sessão contou com a intervenção de três responsáveis pelo projeto: Eng.ª Catarina Freitas, Diretora Municipal do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia, Henrique Quintino, coordenador do Núcleo de Acompanhamento de Gestão de Eventos, e Dora Palma, especialista de sustentabilidade em eventos na Rock The Talk – Sustentabilidade em Eventos.
Este Guia insere-se no Contrato Climático da Cidade de Lisboa 2030 (CCC Lisboa 2030), enquadrado na Missão Europeia das 100 Cidades Climaticamente Neutras e Inteligentes, através da qual Lisboa assumiu o compromisso de atingir a neutralidade carbónica até 2030.
Destinado a todos os agentes organizadores de eventos, públicos, privados e da sociedade civil, o documento reúne boas práticas ambientais, sociais e económicas a aplicar em todas as fases do ciclo de vida de um evento (profissional ou para o público em geral) a ocorrer na cidade de Lisboa, desde o planeamento até à fase pós-evento. O objetivo é apoiar promotores, entidades parceiras (prestadores de serviço, ativações e sponsors) na adoção de práticas sustentáveis, adaptáveis a diferentes escalas e contextos. Para além de orientar boas práticas, os promotores sublinharam a importância de o guia ser posto em prática, escrutinado e continuamente melhorado através dos contributos de quem o utiliza no terreno.
O Guia é também o ponto de partida para a futura criação do Selo de Evento Sustentável e Climaticamente Neutro, uma iniciativa municipal que pretende distinguir e certificar boas práticas, incentivando os organizadores a contribuírem para uma cidade mais sustentável, resiliente e inclusiva. Este pode ser consultado na área reservada de associado.
A APORFEST reforça a sua missão de divulgar, promover e apoiar a sustentabilidade no setor dos festivais e da música (como o prémio “Contribution to Sustainability” nos Iberian Festival Awards ou ações formativas), colaborando ativamente em projetos que colocam Portugal como uma referência internacional na realização de eventos sustentáveis.

_____________________________________________________________________________________________
A APORFEST – Associação Portuguesa Festivais de Música está ao dispor dos profissionais e intervenientes do setor e organiza anualmente, entre outros, os eventos profissionais:
Talkfest – Music Fest Summit;
Iberian Festival Awards;
ENECE – Encontro Nacional de Estudantes de Cultura e Eventos.
Tem atualmente mais de 790 associados (individuais e coletivos) na atualidade, promovendo uma lista de mais de 20 serviços ao dispor destes como: estudos; consultoria; apoio jurídico; formação; fundo social; entre outros.













Comentários