top of page

Artigo Científico: Showcase Festivals - networking, contactos e oportunidades para uma carreira

Os chamados "showcase festivals" são eventos inseridos na indústria musical que albergam tanto artistas como programação profissional (e.g. conferências, masterclasses). Este género de festival pertence a um ramo pouco estudado offline, uma vez que as áreas de produção, valorização de venues (salas de espetáculo) e a construção de conectores na própria indústria ainda notam uma falta de exploração do ponto de vista académico, existindo uma certa subvalorização na sua área de estudos.


Com o artigo científico de Kjersti Livesdottir Thorkildsen e Anders Rykkja podemos aferir a sua importância, nomeadamente, na apresentação de novos artistas que pretendem alcançar um maior público ou captar a atenção dos players na indústria (e.g. managers, bookers, caça-talentos) que os possam apoiar, representar e tornar reconhecidos. Dar então apoio para o início de uma carreira musical, do lado do negócio.


No presente estudo, é referida a elevada complexidade dos showcase festivals, estando estes representados através de um sistema hierárquico já há muito estabelecido na indústria. Contudo, existem aspetos que têm vindo a criar um parâmetro de dinamismo e de maior perceção da relevância destes festivais, nomeadamente atributos contributivos aferidos pelos mesmos, como uma maior credibilidade, autenticidade e contemplação por parte da audiência.


A função de gatekeeper (e.g. promotor) é um dos maiores destaques no estudo de caso. O seu dever consta na criação dos pontos de ligação entre o artista e as mais diversas nuances inseridas na imensa teia que a indústria musical nutre em si. O trabalho de um gatekeeper torna toda a ação possível, nomeadamente em campo. Todavia, também os showcases e as novas plataformas de música on-line (e.g. Spotify, Bandcamp) se tornam num gatekeeper dos novos artistas. Enquanto entidades como o Spotify impulsionam as economias de escala das principais editoras, necessitando de um constante upgrade por parte os artistas, o Bandcamp baseia-se em artistas de pequena escala, estando consistentemente relacionado com a indústria independente. Ambas, as plataformas realçam as inúmeras vertentes de carreiras de artista, mediante o seu foco.


Não obstante, os festivais são o local onde os artistas apostam mais na propagação da sua música perante uma audiência, apostando nos showcase festivals como principal gatekeeper, especialmente quando o género de festival vai ao encontro com a sua personalidade, gerando uma maior atenção por parte do público. Uma questão importante no estudo de Kjersti Livesdottir Thorkildsen e Anders Rykkja é a noção de exclusividade dos artistas nos showcase festivals. A escolha do line-up passa pela admissão de artistas novos, porém nem todos são admitidos. A exclusão de determinados intérpretes é, igualmente, o aspeto que gera credibilidade àqueles que foram incorporados no cartaz, produzindo uma maior construção de pontes na indústria e, muito possivelmente, o caminho para a realização dos seus sonhos.

Créditos: SXSW oficial


Palavras-chave: Showcase Festival; Gatekeeper; Field-configuring Events; Carreira; Ecossistemas


*Este e os mais recentes artigos científicos originais estão disponíveis aos associados na sua área reservada.



Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Procura por Tags
Segue-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page