Ativar a marca num festival em Portugal

A APORFEST procurou os testemunhos dos principais responsáveis de empresas que estão a realizar ativações de marca nos festivais de maior dimensão em Portugal - Alive, SBSR, Marés Vivas, Primavera Sound (Porto) e Sudoeste. Não porque este seja um factor que delimitasse esta escolha, mas sim porque saindo desta amplitude, são escassas as ativações contextualizadas a determinado evento em específico que vão acontecendo. Decidimos incluir marcas que fazem atualmente ativação de marca mas que não agregam no mesmo festival ou noutro o naming do evento.


Falámos então com os atuais responsáveis de comunicação e marca de quatro organizações: CTT - Correios de Portugal, Milaneza, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e Allianz Seguros, onde se salientaram vários factores como: o contínuo reforço do envolvimento das marcas com o público, de modo a serem acrescentados novos consumidores; disponibilidade para se trabalhar em conjunto para serem agregados valores aos representantes e equipas que atuam nesta área e vontade de dar notoriedade a uma marca através dos festivais, pelo seu carácter de experiência exclusiva.



1) José Francisco Neves (Diretor Coordenador Market Management e Comunicação da Allianz Portugal)


a) Se é verdade que existem muitos festivais em Portugal [156 festivais em 2014, segundo o estudo do Talkfest], também é possível dizer que o tamanho e mercado dos mesmos é muito reduzido. Como é a vossa análise dos festivais em Portugal?


Os festivais de verão em Portugal são uma tendência emergente. Existem, de facto, muitos e de naturezas várias. Por serem