
Galp reforça a sua presença no mercado dos festivais. Entrevista: Joana Garoupa (diretora marketing
O mercado dos festivais de música em Portugal, nomeadamente os de maior dimensão ou mediatismo, são regidos por ciclos dependentes da presença e interesse das marcas. Num país pequeno em termos de população e número de empresas de grande dimensão estes ciclos são balanceados pelas flutuações, apostas ou retrações destas. Se uma reforça a sua posição, a concorrente reforça a mesma também em festivais concorrentes, foi assim com os bancos (na primeira década dos anos 90, na ven

Importação de festivais e marcas do Brasil para Portugal (Rock in Rio, Mimo e Villamix)
A evolução da área dos festivais de música em Portugal dos seus profissionais, passou muito pela realização da edição em Lisboa do Rock in Rio, um dos eventos que maior engagement consegue criar numa tríade público, marcas e artistas. A sua entrada no nossa panorama, em 2004, veio alterar a forma de trabalhar, comunicar e relacionar-se com os media e foi também aí que se deu uma evolução na concorrência e na evolução competitiva entre alguns dos outros principais players da

Live Nation adquire Rock in Rio
A Live Nation, a maior empresa de entretenimento "ao vivo" mundial, noticiou que adquiriu uma posição maioritária da holding do Rock in Rio (que tem a próxima edição, parcialmente esgotada, marcada nos dias 23,24, 29 e 30 junho em Lisboa) que era antes encabeçada pela SFX Entertainment (responsável pelo Tomorrowland) e que tinha declarado insolvência em 2016, apenas dois anos após a sua entrada de capital. Esta compra deverá ter efeitos para o Rock in Rio Brasil de 2019 e no

Ativar a marca num festival em Portugal
A APORFEST procurou os testemunhos dos principais responsáveis de empresas que estão a realizar ativações de marca nos festivais de maior dimensão em Portugal - Alive, SBSR, Marés Vivas, Primavera Sound (Porto) e Sudoeste. Não porque este seja um factor que delimitasse esta escolha, mas sim porque saindo desta amplitude, são escassas as ativações contextualizadas a determinado evento em específico que vão acontecendo. Decidimos incluir marcas que fazem atualmente ativação de

ENTREVISTA: Comunicar os festivais, por Salvador da Cunha (CEO Lift World)
Chegámos à fala com o máximo responsável da Lift, Salvador da Cunha. Este defende uma consultora vocacionada especializada na área da comunicação, dando suporte em vários projetos de grande dimensão, destacando-se o Rock in Rio Lisboa, desde a sua primeira edição. Foi então este o mote para uma pequena entrevista. APORFEST: Se é verdade que existem muitos festivais em Portugal [156 festivais em 2014, segundo o estudo do Talkfest], também é possível dizer que o tamanho e merc