top of page

Agressões sexuais em festivais europeus

Têm sido vários os casos de agressões sexuais em festivais de música na Europa que se têm tornado públicos nos últimos meses.


Felizmente este ainda não é um problema nos festivais de música portugueses, sendo também que o valor de vitimação sexual apartir dos 15 anos de idade em Portugal é mais baixo (cerca de 4%) em comparação à media Europeia (cerca de 11%). Em conversa com José Félix (Assessor Técnico de Direção da APAV - Associação de Apoio à Vítima) este afirmou não conhecer quaisquer casos de violência sexual em festivais portugueses mas que era provável que existissem. Em resposta às mesmas questões, a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres afirmou também não ter conhecimento de nenhuma agressão sexual em festivais de música e que infelizmente não se pode assumir uma relação direta entre a inexistência de denúncias e as ocorrências, contudo lembraram que existiu pelo menos uma queixa durante o Enterro da Gata (em Braga), uma das maiores festas académicas, no corrente ano.


Do lado de quem organiza os festivais e de quem os vigia (e.g. PSP/GRN, Proteção Civil, Segurança Privada, Cruz Vermelha), não existe uma preocupação efetiva na matéria, mas sim um maior alerta na deteção e previsão de comportamentos adulterados entre o público presente nos festivais.


Créditos: Agência Reuters


Ficam abaixo alguns dos casos mais mediáticos de agressões sexuais em festivais Europeus:

  • Um total de 26 mulheres dizem ter sofrido agressões sexuais no festival Schlossgrabenfest (Alemanha), 14 das quais dizem ter sido cercadas por homens que depois cometeram as agressões sexuais;

  • A Polícia Sueca ocultou dezenas de agressões sexuais cometidas a jovens mulheres (algumas com 11 ou 12 anos) em 2014 e 2015 nas edições do festival juvenil We are Sthlm, isto porque os suspeitos eram grupos de jovens imigrantes vindos de Afeganistão e o governo preferiu não divulgar estas queixas de modo a não aumentar as posições xenófobas no país;

Mais de 40 mulheres sofreram agressões sexuais durante um fim de semana em dois festivais na Suécia, o festival Bravalla onde foram registados 5 casos de violações e 12 casos de agressões sexuais e o festival Putte I Parken onde foram registados 35 casos de agressão sexual realizados por sete homens que continuam a ser procurados por alegadamente terem assediado raparigas entre os 12 e os 20 anos. Os artistas Mumford & Sons e Zara Larsson, artistas que fizeram parte do cartaz do festival Bravalla, utilizaram as redes sociais para manifestar o seu desagrado perante os acontecimentos, mostrando não querer voltar enquanto o festival não agir perante a situação.

A violência sexual é explicada como sendo qualquer ato sexual ou tentativa de ato sexual, avanço ou comentário sexual praticado contra uma pessoa sem que esta o deseje ou consinta livremente, algumas das consequências destes atos são a possibilidade de infeção com doenças sexualmente transmissíveis, problemas no sistema reprodutivo, deterioração na qualidade da relação com o parceiro íntimo, auto culpabilização, tristeza profunda, ansiedade, medo e isolamento social. Em caso de ser vítima ou assistir a uma agressão sexual, deverá recorrer ao 112 (número nacional de emergência) que enviará os meios de emergência adequados para o local. É importante a recolha de vestígios da agressão sexual, inclusivamente os que possam ser deixados no corpo, roupa e/ou objetos da vítima. A vítima deverá também ser aconselhada e acompanhada na realização de exames médicos. (cit. APAV).


Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Procura por Tags
Segue-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page