top of page

Apogeu do Hip Hop Português no Sumol Summer Fest

O Hip-Hop Português está a passar por um regresso ao seu apogeu tal como se assistiu no início do milénio, muito puxado na altura por artistas como Sam the Kid e bandas como Da Weael, Mind da Gap ou Dealema.


O estilo é hoje mais seguido pelos jovens. Tem uma identidade menos underground e mais comercial e por isso com maior airplay nas rádios e clubes noturnos, traduzindo-se numa maior presença de artistas deste estilo nos cartazes de festas, festivais (incluindo os de maior dimensão) e semanas académicas. Está por isso mais transversal, tem uma amplitude artística mais divergente em virtude de mais consumidores deste estilo musical.


Muitas bandas deixaram de existir entretanto e as divisões (e.g. Margem Sul, Gaiolin, NovaGaia, Amadora) estão hoje unificadas em vez de sectorizadas, fruto também da profissionalização que o meio exigiu.

Créditos: Soraia Menoito (Sumol Summer Fest 2015)


No próximo Sumol Summer Fest replica-se a fórmula feita em 2006 com o projeto "Revistados" que incluiu versões hip-hop/rap, interpretados por vários artistas, dos sucessos da banda GNR e que teve o seu expoente máximo numa apresentação única no festival Sudoeste. Será assim feita, na Ericeira, uma atuação com a designação "A História do Hip-Hop Tuga" num concerto único que reunirá em palco os nomes de: Nel'Assassin, Sam the Kid, Valete, Dealema, Ace, Presto, Capicua, Black Company (percursores no estilo rap), Chullage, NGA, Dengaz, Dillaz, Bispo, Grognation, Allen Halloween, Sir Scratch, Nbc, Tekilla e Holly Hood.






Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Procura por Tags
Segue-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page