Tutorial: Como captar a atenção da audiência nas redes sociais?

Na atualidade para a elaboração de uma campanha de marketing já não se pode prescindir ou omitir o uso da comunicação nas redes sociais.


De acordo com o estudo da TrustRadius (em 2015) os maiores indicadores para medir o sucesso dos esforços de comunicação nas redes sociais através da ligação à sua audiência, são os seguidores, os likes, as partilhas e as visualizações. Conhecendo estes pontos e tendo a sua percepção e análise correta, a prioridade que cada festival deverá ter na criação de uma campanha será a de chegar à maior audiência possível com qualidade, ou seja com engagement.


Tudo isto é mais fácil dizer do que fazer. Hoje os utilizadores das redes sociais são inundados dia e noite por posts, imagens e informação, algo que não existia antes do boom da internet. Este excesso de informação causou um impacto na dimunição da atenção para com a informação. O estudo da Statistic Brain (em 2016) indica que a atenção média de uma pessoa para uma notícia no ano 2000 era de 12 segundos e em 2015 esta atenção descresceu para 8,25 segundos. No entanto existem certos aspetos que podem ser considerados quando se envolve o marketing nas redes sociais, deixando alguns pontos que o ajudarão a captar a atenção da audiência ou dos seus seguidores:

1. Criar conteúdo único

A maioria dos utilizadores de redes sociais utilizam o scroll para percorrer o seu feed de notícias uma ou mais vezes por dia. Ao fazer isto estão a expor-se a uma maior quantidade de posts, ao mesmo tempo o seu cérebro não está preparado para processar cada bloco de notícias em virtude da quantidade de informação visualizada em pouco tempo. É por isso que é importante criar posts únicos e fazê-los sobressair do ruído comunicacional neste meio. Isto poderá ser conseguido criando um design apelativo e facilmente reconhecível ou então através de conteúdo inovador.


O Festival Sziget, na Hungria, por exemplo, cria um forte engagement com a sua audiência ao realizar um conjunto de posts com a denominação "Secret mission" na sua página de Facebook, onde são criadas competições para serem ganhos bilhetes ou pacotes para o festival. Outro exemplo criativo acontece no Festival Vodafone Paredes Coura, em que se encenam imagens ou teasers com ligação inteligente e divertida à vila onde o festival se desenrola anualmente.


2. Tornar o conteúdo relevante e regular

Quando se gerem as plataformas de redes sociais é importante manter-se "on topic". Os seguidores fizeram like na página do seu festival porque gostam do mesmo e porque desejam manter-se informados sobre o mesmo por isso é importante dar essa contrapartida justa.

Um bom exemplo de como este processo se faz é na página de facebook do Festival Wacken Open Air (W:O:A). Na mesma são colocadas constantes atualizações e utilizados temas de discussão nos seus posts. Regularmente fazem atualizações para informação dos seus seguidores e naquilo que está a ocorrer e a ser feito para a edição seguinte do festival. Têm polls regulares onde, por exemplo, os seguidores podem escolher qual o concerto que pretendem que seja transmitido na Wacken Tv, tornando o processo interativo. Finalmente, o festival está envolvido em diversos projetos sociais partilhando os seus conteúdos e mostrando assim compromisso. Esta alternância de conteúdos mantém os utilizadores focados e alertados.