top of page

Artigo Científico: O impacto cultural e social dos eventos realizados em destinos turísticos

O objetivo deste estudo passou por analisar a existência (ou não) de associação entre os impactos sócio-culturais gerados pelos eventos que se realizam em localidades turísticas da Catalunha e a vocação turística dos mesmos.


Cada evento analisado, ao longo de mais de um ano, foi classificado tendo em conta: objetivos turísticos; missão e programação em prol do público. Os dados foram recolhidos por meio de um questionário aos promotores, conseguindo-se uma amostra de 263 eventos.


A metodologia consistiu em cruzar-se a opinião destes promotores com os diferentes tipos de eventos que realizam, apresentando-se métricas através de tabelas de contingência e a aplicação de um teste de validação interna para assim se conseguir ter conclusões tangíveis.


Créditos: Deck 97 (Nos Summer Opening 2017)


O principal resultado obtido é a confirmação de existência de uma relação significativa na hipótese sujeita a avaliação e apresentada no início da notícia. Em concreto, estes eventos realizados na Catalunha aportaram impactos positivos sobre: o sentido do lugar (efeitos mais elevados), as entidades e o bem-estar da comunidade onde os mesmos ocorrem.



Os promotores procuram então, na atualidade, a história local para promover os seus eventos que para crescerem precisam cada vez mais deste tipo de conteúdo - uma necessidade no duplo sentido, do lado do promotor e destes locais turísticos na forma do seus municípios. É algo que mostra uma evolução do que era a tendência na década de 90 e início do milénio onde não estava colocado de forma tão intrínseca esta relação e necessidade mútua de promoção mas hoje os eventos e, nomeadamente, os festivais, precisam desses fatores históricos para se diferenciarem da demais concorrência.


Palavras-Chave: Eventos; impactos sociais e culturais; identidade; comunidade local; destinos turísticos; organizadores de eventos


Reverté, F. G. & Pérez, S. M. (2017). El Impacto cultural y social de los eventos celebrados en destinos turísticos. La percepción desde el punto de vista de los organziadores. Cuadernos de Turismo, Vol. 40 (2017), 339-362.

*Este e os mais recentes artigos científicos originais estão disponíveis aos associados (modalidades: profissionais e empresa/festival) na área reservada.


Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Procura por Tags
Segue-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page