top of page

A valorização da música e estar junto do público dos festivais. Entrevista: Rita Pinho Branco (Dir.

A Associação Mutualista Montepio é uma das marcas com maior ligação à música portuguesa e às suas raízes, como o fado. Nos últimos anos esta ação estratégica tem também sido exponenciada por uma ativação junto dos festivais (ora através de patrocínio, ora por posicionamento com o público), aproveitando o lado comercial da entidade mãe e também o lado de potenciação cultural que esta tipologia de eventos representa. Esta semana inicia-se o Nos Primavera Sound, o 2º festival de 2018 em que a marca está presente. Falámos, por isso, com Rita Pinho Branco, a atual diretora de comunicação e marketing da marca.

APORFEST: Porque pretende a Associação Mutualista Montepio estar associada e presente nos principais festivais portugueses?

Rita Pinheiro Branco: A Associação Mutualista Montepio (AMM), com os seus mais de 620 mil associados,é a maior associação portuguesa e uma das maiores da Europa. Por outro lado, é uma das principais entidades portuguesas no apoio aos músicos e à música que se produz no nosso país. Estas duas dimensões, quando juntas, encontram nos festivais portugueses um ambiente da maior relevância, seja porque nos permitem estar tão próximos quanto possível das pessoas e dos seus interesses, seja, também, porque constituem um ambiente ideal para cumprirmos a intervenção cultural que estes eventos sugerem.


Em que festivais vão estar presentes?

Este ano, voltaremos a estar presentes no NOS Primavera Sound (que começa esta semana), no NOS Alive, no Vodafone Paredes de Coura, Panda e os Caricas e no Montepio Fado Cascais, do qual somos naming sponsor, à semelhança do que aconteceu com o Festival Montepio Às Vezes o Amor, realizado em fevereiro deste ano, por ocasião do Dia dos Namorados.

Como foi feita a vossa escolha (uma vez que segundo o nosso estudo existiram 272 festivais de música em Portugal no ano passado)?

A seleção responde a um conjunto alargado de critérios, de que constitui exemplo a adequação dos cartazes ao perfil dos nossos associados, a abrangência/cobertura em termos nacionais (a título de exemplo, o Festival Montepio Às Vezes o Amor permitiu-nos estar presentes e levar música e os artistas portugueses a mais de uma dezena de cidades, em todo o País), a natureza de cada evento e a sua proximidade aos nossos valores e à identidade da nossa Instituição, a valorização da música e dos artistas nacionais

De que forma vão efetivar a vossa presença - stand, segmentação de público a que pretendem chegar, reter a atenção deste? Será igual para todos os festivais?

A presença da Associação Mutualista Montepio está associada à resposta a uma das grandes necessidades nos recintos que acolhem os festivais: o levantamento de dinheiro. Por essa razão, disponibilizaremos espaços equipados com máquinas ATM, identificadas com a nossa marca, e realizaremos iniciativas orientadas ao conforto de quem se diverte no Festival, como seja a oferta de chá quente e frio a quem visita os nossos espaços.


Pretendem ser uma das marcas mais recordadas e maior notoriedade nesta área?

Pela forma como valorizamos a música portuguesa e pelos inúmeros apoios que, a cada ano, atribuímos a músicos e artistas portugueses, estamos inevitavelmente associados à música e ao que de melhor se faz no nosso país nesta área cultural. Esta é uma conquista relevante, dirigida a toda a sociedade civil, que complementamos com iniciativas sempre orientadas à nossa comunidade de associados.


!doctype

Qual o valor que pretendem deixar com a vossa participação? O que levará o público como input principal da vossa participação nesta tipologia de eventos?

A associação da marca aos festivais de verão constitui um enorme desafio mas, num mesmo passo, permite-nos cumprir um dos nossos grandes objetivos: estar onde estão as pessoas, garantindo ações suscetíveis de responder aos interesses e expectativas da nossa vasta comunidade de associados, dos jovens aos seniores.

A nossa dimensão de maior associação mutualista do país exige-nos uma presença sempre orientada às grandes comunidades. Ao reunirmos mais de 620 mil membros e ao desejarmos estarmos próximos de cada um deles, sabemos ter que levar a marca, os seus valores e a sua estratégia de atuação aos projetos que agregam números muito elevados de participantes.

Os festivais de música são um destes projetos.


Como pode a APORFEST e os seus eventos profissionais Talkfest e Iberian Festival Awards um suporte à vossa associação aos festivais portugueses?

Associações como a APORFEST e as iniciativas e projetos que desenvolve revelam-se muito importantes para entidades como a Associação Mutualista Montepio. Na verdade, partilhamos pelo menos um objetivo, que é o de garantir que a música chega às pessoas.

Conhecer e compreender os perfis de quem visita estes eventos, as suas motivações e expectativas, reveste-se do maior interesse para uma instituição profundamente ligada à música e às pessoas.

Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Procura por Tags
Segue-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page