Curso “Event Planning" com Marcelo Duarte (U2, Rock in Rio, Coca-Cola) > 15-19 outubro 2018,



Organização

A APORFEST – Associação Portuguesa dos Festivais de Música é a organização representativa da área dos festivais de música em Portugal e internacionalmente, que aposta na representação dos seus associados, no desenvolvimento e investigação na área e na interligação de todos os players do mercado e no apoio da empregabilidade. Existente desde setembro de 2014, tem atualmente mais de 400 associados (divididos por 3 categorias: estudante/ público geral; profissional; empresa/festival) e mais de 60 parceiros nacionais e internacionais, organizando anualmente os eventos Talkfest e Iberian Festival Awards.


Descrição curso

A área dos festivais de música é atualmente a mais vísivel das atividades culturais (um fenómeno em Portugal e no mundo), e por isso deverá dotar-se de uma responsabilidade acrescida pois envolve todo o tipo de stakeholders - e.g. promotor, marcas, patrocinadores, prestadores de serviços, artistas e até o próprio público. Importa por isso criar e dotar estes eventos de cuidados que permitam ser eficazes, eficientes e do agrado de todos.


Elaboramos, por isso, este módulo formativo, como integrante do projeto Music Festivals Training (vencedor do Prémio Forma-te em 2015), em virtude de ter uma necessidade atual fruto da evolução e competências profissionais exigidas na área e que irão diferenciar os eventos com buzz mediático positivo e os que não conseguem atingir esse patamar.


Planear um evento não é so contratar um artista e programar o mesmo, mas sim fazer com que todas as suas atividades e tarefas estejam trabalhadas, customizadas e encaixadas de forma a conseguir-se a sua sustentabilidade e equilibrio financeiro desde o primeiro momento - e.g. energia; engenharia; escolha de estruturas; localização recinto; responsabilização parceiros; delegação tarefas - e evitar-se o surgimento de incidências. Em Portugal, apenas 5% dos eventos atuais são realizados com especialistas ou recursos humanos dotados de formação especialziada nesta área!


Conteúdo

1. Event Planning: o que é, que importância tem e o que representa atualmente?

2. Tipos de eventos e suas necessidades

3. Etapas de construção do evento – criação, comercialização, planeamento de produção, montagem, operação e pós-evento

4. Modelo de Negócios

5. Receitas – venda de ingressos, merchansing, A&B, patrocínios

6. Despesas – estrutura de custos