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Artigo Científico: Selfies e eventos culturais - percepção do fenómeno neste contexto

Este estudo analisa os eventos de massa como os concertos, festivais de música (e.g Primavera Sound), conferências sobre tecnologia e cultura pop (e.g. Barcelona Games World, Comic Con) e eventos com celebridades que se traduzem atualmente em espaços exclusivos para se viver uma experiência única ao vivo. Nestes contextos, a selfie (retrato próprio do portador de uma objetiva) pode ser considerada uma expressão que permite ao seu portador destacar-se e dar uma narrativa documentada da sua vida nas plataformas sociais como o Instagram. Apresenta-se assim uma profunda análise do porquê da emissão de selfies nestes contextos como parte de uma metodologia que inclui dados quantitativos e etnográficos.

Créditos: Jorge Oliveira (Meo Sudoeste'2016)


As análises identificaram: a) a ocorrência das selfies como um fio condutor de vida que funcionam como os álbuns de família nas gerações passadas e que precisam de ser documentadas mas também alvo de feedback (e.g. os likes, os comentários); b) as redes sociais e as suas constantes alterações e funcionalidades transformam também o modo de como passamos a vivenciar estes eventos culturais, sendo hoje mais utilizado o método story (que tem um período de duração único e on time e que não deixa rasto futuro) que o método tradicional; c) os diferentes tipos de eventos albergam tipos diferentes tipos de público com diferentes necessidades mas com uso idêntico no uso e tipologia criadas das selfies; d) a utilização da selfie como um comprovativo que decorre do acesso à cultura atual onde a realidade necessita de provas em virtude de vivermos mais o virtual que o mundo real, agravando-se esta questão nas novas gerações e que trará consequências futuras em termos da incorreta apropriação e vivência da experiência ao vivo.


Palavras-Chave: Selfie, Instagram, Storytelling, Métodos mistos, narrativa, identidade


Cornelio, G. S. & Roig, A. (2018). Selfies and Cultural Events: Mixed Methods for the Study of Selfies in Context. International Journal of Communication 12(2018), 2773–2792

*Este e os mais recentes artigos científicos originais estão disponíveis aos associados (modalidades: profissionais e empresa/festival) na área reservada.


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