top of page

Resultados do Bootcamp, para jovens Neet, com produção da Aporfest e convidados da área dos festivai

A APORFEST esteve, de 22 a 24 de maio em Resende (distrito de Viseu), presente como produtora e facilitadora da 1ª fase do Produz Bootcamp, através da Comunidade Intermunicipal Tâmega e Sousa. Este bootcamp tratou-se de um programa intensivo de capacitação para a criação e organização de eventos cujo público-alvo foram os jovens NEET (que se encontram, na atualidade, fora do mercado de trabalho e de instituições de ensino) entre os 18 e os 34 anos que fazem parte dos 11 municípios da Comunidade Intermunicipal Tâmega e Sousa.


Este momento contou com várias apresentações tanto lecionadas pela APORFEST como por formadores externos. A metodologia de trabalho foi téorico-prática (demonstrativa e participativa) com apresentação de conteúdos formativos teóricos, motivacionais, case-studies de festivais de música, exercícios de simulação (provas de confiança e planeamento através de dinâmicas grupais) e aplicação on training dos conteúdos dados. O objetivo desta primeira fase foi de os alunos criarem o seu próprio evento em grupo, e aplicá-lo no contexto real, transferindo todos os conhecimentos adquiridos durante as aulas. A aquisição de competências teórico-práticas durante estes três dias de imersão, resultará na apresentação dos projetos numa Fase 2 (Comercial), perante um painel de jurados. Serão selecionados os três melhores projetos, que terão uma bolsa de consultoria e mentoria com a APORFEST para a implementação do projeto.


A APORFEST promoveu, nesta primeira fase de imersão, o máximo enriquecimento do bootcamp através do programa elaborado, onde foram desenvolvidas várias temáticas, tais como: o estado da arte dos eventos em Portugal; como tornar os eventos exequíveis e sustentáveis; gestão de público; análise económico-financeira; marketing; aplicação do design e redes sociais, fotografia e vídeo; gestão de negócio.


O impacto geral foi bastante positivo estando os quase 30 alunos motivados para a elaboração de um novo futuro onde são eles os agentes de mudança efetiva e que muito se deve ao enriquecimento proporcionado pelos testemunhos dos vários convidados e formadores, questionando e interiorizando as várias histórias de vida de cada um. Cada dia de evento começou bem cedo (ao pequeno-almoço) com storytelling de pessoas da área, tais como Mundo Segundo (artista) e Rafael Polónia (empreendedor). Passaram pelo bootcamp ainda nomes como Jorge Rodrigues Silva do Bons Sons, Eduardo Jordão do Artes à Vila, Marcelo Duarte do Rock in Rio, Paulo Moita do MUSA Cascais, Jorge Dias dos Rodellus e Daniela Simões da Realize.


Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Procura por Tags
Segue-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page