Curso “Produção de Backstage em Festivais e Eventos" com Ingrid Berger - 10 e 11ªs edições



Organização

A APORFEST – Associação Portuguesa dos Festivais de Música, uma organização representativa da área dos festivais de música em Portugal e internacionalmente, que aposta na representação dos seus associados, no desenvolvimento e investigação na área e na interligação de todos os players do mercado, no apoio da empregabilidade entre muitos outros serviços. Existente desde setembro de 2014, tem atualmente mais de 665 associados (divididos por 3 categorias: estudante/ público geral; profissional; empresa/festival) e mais de 70 parceiros nacionais e internacionais, organizando anualmente os eventos - Talkfest, Iberian Festival Awards e ENECE.


Descrição curso

Atualmente, na área dos festivais de música, derivado do aumento de concorrência e competitividade (a nível nacional e internacional), trabalha-se para se distinguir e lutar pelo contínuo aperfeiçoamento da sua produção e dos seus profissionais. Este ponto assume importância nos (grandes) festivais que incluem uma produção muito intensa, dirigida para grandes artistas e interlocutores. É, por isso, maior a necessidade de dotar o mercado de profissionais com uma capacitação realmente adaptada à produção que se passa fora dos palcos - backstage, camarins, catering, área de imprensa e área Vips - e conseguir assim obter a sua diferenciação. A situação atual, pandémica global, irá também reverter muito dos procedimentos utilizados nesta área.


As edições anteriores tiverem vários convidados na apresentação de case-studies, destacando-se a presença de Luís Justo (CEO do Rock in Rio) ou Marcelo Duarte (Engenheiro U2, Rock in Rio, Coca-Cola).


As 10ª e 11ªs edições deste curso, em Portugal, estão incluídas no módulo "Music Festival Training" para 2022, uma tipologia formativa já premiada com o "Prémio Forma-te" e ocorrerá, execionalmente em dois formatos: a) de forma online e especial (com preço low cost); b) em formato presencial com partilha imersiva entre formador e alunos. Cada formando escolherá o formato que mais lhe convier assistir.


Conteúdo

1. Introdução

- Apresentação formadora

- Visão Geral Backstage

- Referências com apresentação de projetos desenvolvidos

- Apresentação Rider Artístico- Conhecimento de principais expressões e materiais utilizados


2. Planeamento e Protocolos

- Decifrando o rider

- Planeamento Estrutural / Planeamento A&B

- Logística (Backstage e Artista)

- Orçamento

- Aprovações dos fornecedores, catering e logística


3. Desenvolvimento

- Montagem