Formação: "Safety & Security - como tornar o meu evento seguro e sem riscos?" (1ª ediç


O número de festivais de música, festividades e demais espetáculos e eventos culturais cresce exponencialmente em Portugal, a cada ano, uma tendência nacional e global, potenciada por entidades privadas, públicas, municipais e associativas.


Acompanhar e cumprir as obrigações básicas nesta área – em termos de segurança - assim como os cuidados a ter na sua preparação é complexo, ainda para mais na atualidade, sendo importante e primordial perceber quem é responsável ou delega na sua organização. Quanto maior a complexidade do evento mais importante se torna esta área estar bem assegurada sob pena de gerar consequências nefastas para si, público e todos os stakeholders que poderão levar a uma não-realização ou cancelamento.


Com a atualidade e a questão do Covid-19, novos problemas e itens de planeamento ficam a cargo dos seus responsáveis.


Este módulo, estará integrado no programa certificado Music Festival Training idealizado pela APORFEST – Associação Portuguesa Festivais de Música, sendo uma ação que foi já premiada com o PRÉMIO FORMA-TE (Criatividade e Inovação na formação) no II Congresso Nacional da Formação Profissional decorrido no ISCTE, em 2015.


Um módulo criado pela Aporfest, através da verificação de uma necessidade dos profissionais da indústria ligada a eventos (e.g. promotores, municípios, freelancers), na perspetiva coletiva e individual.


Conteúdos

  1. Safety

  2. Security

  3. Gestão de público

  4. Plano de Segurança para Eventos

  5. Plano de Contingência para Eventos (Covid-19): Teatros e Salas de Espetáculos vs. Ar Livre (normas; reajuste perante a realidade; obrigações para a sua realização)

  6. Ligação entre todas as entidades e responsabilidades num evento

  7. Comparação Portugal vs. Restante Europa

  8. Estudos de caso

Carga horária

8 horas (um dia, horário não-laboral)