A APORFEST - Associação Portuguesa Festivais Música, em parceria com as associações Globers (Espanha) e EPEKA (Alemanha), apresenta o seu primeiro programa de ERASMUS+.
New Generations: Key for the Future é um programa que surge graças à iniciativa da União Europeia e da Agência Nacional ERASMUS+, que financiam um programa pioneiro em Portugal e que pretende dinamizar de forma positiva a indústria da cultura e dos eventos, em concreto nos festivais, a nível nacional e europeu. Este programa complementa a missão da APORFEST dando a oportunidade a mais de duas dezenas de jovens (de três países europeus - Portugal, Espanha e Alemanha) de experienciarem o trabalho em festival e estando em sala a receber formação técnica e comportamental, alargando o seu networking.
Com o objetivo principal de fomentar a participação de jovens adultos no circuito dos festivais e com o intuito de os introduzir no mercado de trabalho e garantir experiências de trabalho para que adquiram noções realistas da indústria e das diversas funções desempenhadas nos diversos setores dos eventos, da cultura e dos festivais, este programa une jovens de vários países com o mesmo foco, o de um dia trabalharem em prol da música e da cultura, sem barreira e sob valores e comportamentos atuais. O programa tem também como objetivo a criação de um selo e qualidade e um manual que será compilado por participantes (jovens e profissionais) daquilo que deverão ser os critérios base para eventos e festivais destinados ao público jovem (do lado de quem trabalha e do lado de quem a eles assiste) numa realidade cada vez mais exigente e em que é necessário garantir condições para que o público se sinta seguro e confortável.
O evento decorre entre 13 e 17 de setembro e contará com momentos de networking, formação, experiência de trabalho em contexto de festival e reflexão crítica sobre temas importantes e atuais relacionados com os jovens e a sua presença na cultura. Com as formações a decorrer na Pousada da Juventude de Almada, a experiência de trabalho será levada a cabo no Baldaya Vintage Fest (15 a 17 de setembro), que acolheu o programa e aceitou a parceria e desafio de ajudar estes jovens a descobrir cada vez mais o mundo dos eventos e dos festivais.
A experiência de trabalho terá foco sobre três (3) áreas específicas de importância no contexto dos eventos e festivais, destacando o quão importante é cada papel e a ligação entre cada área:
1. Área técnica: todos os aspetos de som e luz do festival e a importância do trabalho dos técnicos;
2. Área de produção: as tarefas duma equipa de produção no cuidado com todos os aspetos do evento, desde parte técnica à hospitalidade e conforto do público;
3. Área de site management/gestão: a importância do bom funcionamento das estruturas dos festivais para satisfazer público e parceiros, da gestão e serviço de bares ao bom funcionamento de bancas e entidades associadas ao evento.
O prazo para candidaturas foi alargado, e é possível enviar pedido de participação até dia 8 de setembro. Podem participar jovens entre os 18 e os 30 anos, que pretendam iniciar uma carreira na área dos eventos e da cultura e/ou pretendam alargar a sua rede de contactos através desta oportunidade de networking internacional. Caso pretenda participar, deverá enviar email para aporfest@aporfest.pt indicando nome, idade, local de residência e área de interesse a explorar no programa. A inscrição é gratuita, garante certificação, pagando a cada jovem as despesas associadas nos dias em termos de alimentação (pequno-almoço, almoço, jantar), transporte e alojamento. Faça parte!
Comments