top of page

1 ano de APORFEST: resultados e continuação de uma missão

A APORFEST cumpriu um ano de atividade no passado dia 22 de setembro. Foi um ano de intenso trabalho que superou as expectativas de toda a equipa de trabalho e seus orgãos sociais.

A inscrição de 153 associados (diferentes modalidades), fez com que pudéssemos executar projetos que só pensaríamos propor-nos a cumprir mais tarde:

1) Empresas (das mais diversas vertentes: ora com necessidade de potenciar o seu negócio na área dos festivais de música, ora com vontade de se dar a conhecer ou apenas como forma de afirmar e assumir o seu posicianamento, todos aproveitando os serviços que possibilitamos, desde o primeiro dia, mas que foram também evoluíndo de modo a conseguir gerir as expectativas de todos);

2) Festivais/Municípios (dos mais diversos patamares - os maiores, os pequenos, os em clara evolução, os estreantes);

3) Profissionais (agentes, investigadores, promotores, diretores de marketing, técnicos especializados, prestadores de serviços a festivais; artistas entre outros);

4) Estudantes e público em geral (com interesse nas parcerias ou passatempos criados e apresentação de CV a entidades)

5) e até associados internacionais [Brasil, Espanha, Reino Unido] com vontade de dar um contributo positivo a esta indústria e perceber as especificidades do nosso país.


Foram feitas mais de 85 parcerias nacionais e internacionais, envolvendo: formadores especializados nos módulos formativos que prestamos (e.g. Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da silva & associados - Direito & Legislação em Eventos; Movimento Expressão Fotográfica - Workshop Fotografia); divulgação e benefício em eventos - festivais e conferências (e.g. Rio Music Conference Brasil, onde colocámos 2 speakers portugueses nas palestras; Westaway Lab Festival); benefícios serviços (e.g. Blitz, Hóteis Vila Galé, Uber) ; protocolos especializados (e.g Ordem dos Advogados, Cruz Vermelha Portuguesa).


Realizámos consultoria para várias empresas e associados, como a concepção de business plan, formação e recrutamento de colaboradores ou gestão de redes sociais. Demos a conhecer informação atualizada e detalhada da área a nível global, assim como acesso aos nossos dados de investigação, e de terceiros. Premiámos a entidade e personalidade do ano e tentámos adaptar todos os nossos serviços a associados (e.g. networking, legislação, apoio jurídico, escritório virtual, publicidade). Compilámos e editámos toda a história dos festivais de música em Portugal, num livro acessível a todos.


Conseguimos juntar pela primeira vez, num mesmo espaço, um conjunto de festivais e projetos associados a festivais com uma zona própria, no Festival In - Inovação e Criatividade (em Lisboa), sem custos envolvidos. Tudo num espírito corporativista que muito nos alegrou. Demos voz a quem está dentro da área, a quem tem a ilusão de estar e ao seu público.


Fomos promotores em Portugal, de eventos que permitiram dar a conhecer negócios e artistas portugueses no exterior, destacando a parceria com o festival Sziget (considerado duas vezes o melhor festival de música europeu), onde possibilitámos que uma banda portuguesa (selecionada através de um concurso), tivesse garantida as despesas associadas à deslocação no festival e duas slots de atuação, assim como permitimos a apresentação de projetos que se querem expandir.


Nem tudo foi conseguido, existiram também projetos que não sairam da gaveta e outros que não foram conseguidos, como o movimento de crowdfunding que tinha o objetivo de angariar fundos para 3 festivais portugueses associados para construirem as suas estruturas para portadores de mobilidade reduzida. Apenas foi possível estar em poucas atividades internacionais que debatem esta área.


O futuro está já aí e estão a ser criadas parcerias sólidas para esta área crescer (não em número de festivais, mas em qualidade e competitividade). Até final do ano, além da formação disponível iremos anunciar novidades e novos serviços. Em março ocorrerá mais uma edição do TALKFEST - International Music Festivals Forum, onde acontecerá também a 1ª edição dos IBERIAN FESTIVAL AWARDS (regulados pela mesma companhia que organiza os UK & Conference Festival Awards e European Festival Awards) e que servirão para premiar todos os que de algum modo estão envolvidos nesta área assim como criar novas sinergias além fronteiras.


A todos um muito obrigado! Não somos um parceiro de negócio, somos um parceiro de otimização. Por cá continuaremos na prossecução da nossa missão!


Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Procura por Tags
Segue-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page