top of page

Artigo Científico: A influência dos eventos na taxa de ocupação hoteleira

O Turismo surge atualmente como uma das atividades económicas mais importantes, a nível mundial (segundo a Organização Mundial do Turismo), sendo apenas ultrapassada pela indústria petrolífera e automóvel). O desenvolvimento do artigo analisado situa-se essencialmente no âmbito dos conceitos básicos do turismo como: Turista, excursionista, visitante, recursos turísticos, evento (tipos, turismo de eventos e respetivo impacto e captação, organização e promoção de eventos), tal como também a hotelaria e respetiva caraterização e evolução em Portugal e na cidade de Viseu, relacionando assim a importância dos eventos na hotelaria, principalmente ao nível do aumento da sua taxa de ocupação, receita e combate à sazonalidade.

Créditos: António Araújo (Milhões de Festa 2016)


Pretendeu-se especificamente compreender a magnitude do impacto dos eventos na taxa de ocupação das unidades hoteleiras e para tal foi utilizado como caso de estudo o Montebelo Viseu Hotel & Spa. Ou seja, para o artigo pretendeu-se analisar o impacto dos eventos realizados próximo do hotel Montebelo em Viseu, entre Setembro de 2012 e Junho de 2013, ao nível das suas receitas globais e da sua taxa de ocupação, através da recolha de dados financeiros e da realização de inquéritos aos funcionários das diversas secções do hotel para que se percebesse se estes tinham noção de quais os eventos mais influenciadores na taxa de ocupação do seu local de trabalho.


Palavras-Chave: Turismo, Turista, Visitante, Eventos, Hotelaria


M. Oliveira (2014). A influência dos eventos na taxa de ocupação hoteleira: study case - Montebelo Viseu Hotel & Spa. Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.


*artigo original disponível aos associados (todas as modalidades)


Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Procura por Tags
Segue-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page