top of page

Artigo Científico: Níveis de Exposição Sonora durante os festivais de música

Grande parte dos países têm guias e regras especificas para regular os níveis de exposição sonora a que os participantes estão sujeitos em concertos e festivais de música. A necessidade de prevenir a perda de audição é conhecida por praticamente todos os participantes deste tipo de eventos, mas a quantidade de exposição sonora a que estes estão sujeitos é poucas vezes testada e muito menos divulgada.

Para a realização deste estudo, foram medidos os níveis sonoros, com recurso a medidores de pressão sonora, a que quatro participantes estavam expostos em cada um dos dois festivais noruegueses em análise (Hove Festival e Øya Festival), sendo que apenas um destes era regulamentado pela legislação norueguesa. Os dados foram depois comparados tanto com a legislação norueguesa (em vigor) como da Organização Mundial de Saúde. Os resultados indicaram que os níveis são superiores no festival não regulamentado, tendo este obtido números muito acima ao que é recomendado pela Noruega e pela Organização Mundial de Saúde, comprovando-se e certificando-se os mesmos através de fórmulas científicas.


Palavras-Chave: legislação concertos, níveis de exposição sonora, festivais de música


Tronstad T. & Gelderblom F. (2016). Sound Exposure During Outdoor Music Festivals. Noise & Health. Jul/Aug2016, Vol. 18 Issue 83, p220-228. 9p


*Artigo original disponível aos associados (todas as modalidades)



Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Procura por Tags
Segue-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page