top of page

Preparação e Gestão Ambiental de Eventos [2 março, Porto, Hotel Tryp - 2ª edição]


A temática da Sustentabilidade na organização e gestão de um evento, mais do que garantir a salubridade ou o cumprimento de legislação ambiental é reconhecer que os eventos têm, por natureza, impactos positivos e negativos. Implica ainda que se assuma, voluntariamente, a responsabilidade de potenciar os impactos positivos e gerir adequadamente estes promovendo, sempre que possível, a sua minimização ou eliminação. É uma forma de mitigar a pegada ecológica associada ao evento, de promover o evento associado a uma política positiva de responsabilidade para com as pessoas e com o Ambiente e também uma forma poderosa para comunicar e disseminar o tema da sustentabilidade em todo o mundo. Com o Programa Sê-Lo Verde promovido pelo Ministério do Ambiente, os festivais de música e agora os demais eventos de massas, procuram uma sensibilização eficaz.

A 2ª edição deste módulo está integrada no programa Music Festival Training idealizado pela APORFEST – Associação Portuguesa Festivais de Música, sendo uma ação que foi já premiada com o PRÉMIO FORMA-TE (Criatividade e Inovação na formação) no II Congresso Nacional da Formação Profissional decorrido no ISCTE, em 2015.



Conteúdos

1. Conceito de Sustentabilidade

2. Planeamento de Eventos Sustentáveis

Local

Transportes

Comunidade

Estruturas: logística, exposição e escritórios

Catering e Restauração

Audiovisuais, Multimédia e Espectáculos

Alojamento

Comunicação

3. Sistemas de Gestão Ambiental

4. Certificação Ambiental

5. Impactos ambientais, económicos e sociais

Água

Bem-estar

Desenvolvimento Local

Energia e Clima

Ética

Qualidade do ar

Resíduos

Ruído

Uso do solo

6. Programa Sê-lo Verde

Público-Alvo

Promotores

Prestadores de serviço de festivais

Municípios

Empresas e instituições ligadas ao setor ambiental

Metodologia

Exposição oral de conteúdos, referência a exemplos práticos de eventos nacionais e realização de exercício práticos para assimilação de conteúdos

Carga horária

7 horas

Horário/Local

2 de março (10h00/18h00 - c/ 1 hora de almoço)

Incluí: welcome bag + coffee break + certificado participação

Porto (Hotel Tryp Porto Centro)

Valor

70€ Associados (PVP 90€)

Inscrições de grupo e protocolos: 5% desconto 2ª inscrição; 10% desconto 3ª inscrição

*valor isento de IVA

Formador

Marco Ferraz (Eng. Ambiental)


Licenciado em Engenharia Biotecnológica e Pós-Graduado em Gestão Ambiental. Especializou-se na área de Gestão e Educação Ambiental. De uma forma complementar à sua formação técnica teve formação artística na área da Música e Teatro e também na área da Pedagogia e Aprendizagem Criativa. Em 2008 trabalhou no sector industrial (Operador de Gestão de Resíduos) com responsabilidades na Monitorização e controlo da ETARI (Estação de Tratamento de Águas Residuais Industriais), no Laboratório de Qualidade e no Departamento Técnico acompanhando todo o processo administrativo de Gestão Ambiental. Mais tarde assumiu as funções (no âmbito de um estágio profissional) de Técnico Superior de Ambiente na Divisão de Monitorização e Valorização Ambiental na CCDR-N (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte). Nesta divisão colaborou em processos de licenciamento de Aterros e outras actividades de coordenação, formação e educação em matéria de gestão ambiental. Tem trabalhado como freelancer na área de Educação e Formação Ambiental divulgando o seu trabalho sob a marca AMBIEDUCA, colaborando com diferentes instituições de carácter público e privado de referência.

Inscrições AQUI

*vagas limitadas

Contactos

E-mail: aporfest@aporfest.pt | Site: aporfest@aporfest.pt | Telefone: (+351) 217904720

Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Procura por Tags
Segue-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page