top of page

São já 21 edições que celebra o Arraial Pride. Entrevista: Ana Aresta (Vice-presidente Ilga Portugal

Falta pouco para o Arraial Lisboa Pride, uma festa que prevê receber mais de 40 mil participantes e que representa a maior celebração LGBTI do país. A 21ª edição surpreendeu na aposta artística e evolui em termos do sua qualidade de produção. Falámos com Ana Aresta, a atual vice-presidente da Direção da Associação Ilga Portugal.


APORFEST: Acontece a 24 de junho, a 21ª edição do Arraial Pride Lisboa, para muitos considerado o "maior evento LGBTI do país". O que podemos esperar?

Ana Aresta: Ao fim de vinte edições do Arraial Lisboa Pride, a ILGA Portugal assinou um Protocolo de Parceria com a Câmara Municipal de Lisboa (CML), a EGEAC e a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior para a realização daquele que é, de facto, o maior evento LGBTI do país. Esta parceria é sem dúvida a grande novidade desta 21ª edição. Lisboa reconhece-se como uma cidade que valoriza e acarinha a diversidade e a igualdade e o Arraial Lisboa Pride é reflexo disso mesmo. Esta edição contará com atuações de Moullinex, Hélio Morais, Katia Aveiro, Rita Zukt, The Ballroom, MAG, MissWonder, Ídolos Forever - Show do Finalmente e os coros CoLeGaS e Pink Noise. Para além disso, teremos no recinto vários bares da cidade e arredores e haverá atividades para crianças e famílias, hubs de trabalho associativo, bares e mostras de artesanato urbano, entre outras surpresas.



Como tem sido a evolução do conceito ao longo do anos?

Basta olhar para a própria evolução da imagem gráfica do Arraial Lisboa Pride para percebermos o quão tem crescido nos últimos anos. O Arraial deixou de ser uma festa maioritariamente abraçada pela comunidade de homens gay para se tornar numa festa verdadeiramente inclusiva e diversificada. Como costumamos dizer, há mesmo espaço para todas as cores do arco-íris. Fazemos sempre questão de marcar que esta festa é um evento de cariz político e de visibilidade, na qual se pretende mostrar a importância de ocupar o espaço público para reivindicar a igualdade, a liberdade e o direito a todos os direitos.


Quantas pessoas estão previstas ir ao evento? De que quadrantes de público falamos?

Esperamos um número aproximado de 40.000 pessoas ao longo das 12 horas de evento. Estamos a falar de todos os tipos de público: pessoas que já participam no Arraial Pride há várias edições, pessoas curiosas, turistas, famílias, jovens, crianças. Enfim: é mesmo uma festa destinada a que todas as pessoas se afastem do armário rumo a um ambiente inclusivo e de festa.


Como é hoje a receptividade do público e da comunidade em geral ao vosso evento? Existe diferença desta receptividade no público português e no público estrangeiro?

Nos últimos anos temos verificado uma maior afluência de público estrangeiro, naturalmente associada ao aumento do fluxo turístico em Lisboa e à própria percepção que as pessoas têm de Lisboa como sendo uma cidade inclusiva. O Arraial Lisboa Pride é já um marco nas celebrações do orgulho LGBTI em Portugal e a comunidade em geral reconhece isso mesmo. O orgulho, simpatia, perfil ativista e qualidade artística das/os artistas que têm partilhado o palco do Arraial faz com que este evento seja cada vez mais bem recebido pelo público.


Ao ser um evento de entrada livre e localizado numa das zonas mais turísticas de Lisboa que medidas vão ter em termos de prevenção e segurança?

Todos os anos contamos com o incansável trabalho da PSP, da Polícia Municipal, corpo de Bombeiras/os, prevenção médica e de uma equipa de apoio no recinto.


De que forma a APORFEST poderá ajudar na divulgação do vosso evento?

Ter a Associação Portuguesa de Festivais de Música como apoio à divulgação do Arraial Lisboa Pride é por si só um ponto extremamente positivo. A aproximação e o estabelecimento de parcerias com outras entidades da sociedade civil é muito importante para o desenvolvimento do trabalho político e comunitário da ILGA Portugal. Muito obrigada pelo apoio!



Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Procura por Tags
Segue-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page