top of page

ACADEMIA / FORMAÇÃO: Curso "Music Festivals Management" - 9ª edição (20-25NOV, online)


A criação deste curso nasceu da necessidade de valorização dos profissionais e capacitação/entendimento dos stakeholders na área dos festivais e eventos culturais na atualidade. Numa época de importância, relevância e mediatismo desta área é de extrema importância diferenciar estes profissionais no panorama português.


Um curso idealizado pela APORFEST - Associação Portuguesa Festivais de Música com enfoque em conteúdos teórico-práticos (e.g. case studies) com o intuito de ter os formandos em sala (a apreender conceitos téoricos e em que cada disciplina tem uma vertente de trabalho prático) mas também em experiências imersivas junto de locais onde decorrem concertos/festivais, além de acesso a estágio. Ao longo dos anos esta ação formativa teve ações abertas ao público geral mas também ações especiais junto de entidades académicas (e.g. ISEG, Universidade Europeia). Cada edição tem conteúdos que se mantêm e conteúdos novos, num modelo de elasticidade e que acompanha as tendências e necessidades do setor.

A 9ª edição deste curso está integrada no programa Music Festival Training idealizado pela APORFEST – Associação Portuguesa Festivais de Música, sendo uma ação que foi já premiada com o PRÉMIO FORMA-TE (Criatividade e Inovação na formação) no II Congresso Nacional da Formação Profissional decorrido no ISCTE, em 2015.


"Bons profissionais com conhecimento prático sobre o que ensinaram e por isso estou muito satisfeito"

Miguel Rocha (Aluno 3ª edição)


"Esta ação permitiu-me perceber a "engrenagem" necessária à realização de festivais de musica abordando temas como concepção, planeamento, comunicação, segurança e organização. Obrigado pelo vosso entusiasmo e empenho e continuação de bom trabalho... o público agradece"

João Leitão (Aluno 3ªedição)


"Adquiri os conhecimentos que necessitava para uma eficaz organização de festivais de música, como sobre os eventos em geral e todos os parceiros envolvidos"

Rute Sousa (Aluna 4ª edição)


"Muito boa esta ação, uma boa surpresa, recomendarei... e considero que devam manter e estimular todos os alunos com estes conteúdos"

José Gomes (Aluno 6ªedição)


"Vale muito a pena investir neste curso. Excelente organização. Excelentes formadores, com conteúdos bem trabalhados. É uma semana intensa, onde além de se aprender bastante, criam-se laços profissionais e de amizade. Espero voltar numa próxima edição!

André Nelas (Aluno 6ªedição)


"Gostei do formato em que é leccionado e julgo que há uma boa adequação dos temas e horário"

Sara Duarte (Aluna 7ª edição)


Objetivos

a) abordar, debater e aprimorar os conceitos fundamentais da gestão aplicada aos festivais e demais eventos culturais;

b) analisar o atual estado desta atividade de negócio numa vertente técnica e científica, com enfoque na gestão, marketing, internacionalização, comunicação e inovação aplicada a diferentes organizações e realidades;

c) favorecer um debate e um conjunto de ideias para desafios futuros, no sentido de criar e potenciar energias entre todos os envolvidos;

d) promover um espaço de contacto entre todos numa vertente B2B;

e) responsabilizar os alunos com a transmissão de conhecimento e fazer destes agentes de mudança e melhoria do setor;

f) trabalhar conteúdos teóricos e técnicos adaptados à atualidade.

Competências a adquirir

a) domínio da gestão global em festivais de música e as disciplinas fulcrais atuais para um projeto ser bem-sucedido;

b) domínio de ferramentas para o correto estabelecimento de relações com todos os intervenientes num festival assim como transmissão de conteúdos ao público

Público-Alvo

Promotores

Colaboradores de Municípios

Prestadores de serviço especializado em festivais

Marcas parceiras e patrocinadoras em festivais

Profissionais na área de: gestão, marketing, turismo, análise financeira, inovação e comunicação

Artistas, Managers e outros envolvidos na gestão de festivais e promoção da música

Bandas, artistas e suas equipas de trabalho

Media partners

Empreendedores

Estudantes

Metodologia

a) Exposição oral de conteúdos

b) Referência a exemplos práticos de eventos (case-studies)

c) Realização de exercício práticos para assimilação de conteúdos

d) Verificação de conteúdos em salas de espetáculo

e) Aplicação prática em estágio

Disciplinas e Formadores

20/nov - 2ªFeira (18h00/22h00) - Online | Estudo do fenómeno de massas, concentração e atração de públicos

(por: José Faísca - Diretor Executivo Altice Arena)


21/nov - 3ªFeira (18h00-22h00) - Online | Marketing e os números: convencer público, imprensa, parceiros e cativar patrocínios

(por: Uriel Oliveira - Vice-presidente Cision em Portugal, Professor)


22/nov - 4ªFeira (18h00/22h00) - Online | Implementação de um festival de sucesso junto do seu público e stakeholders

Case-Study 01 – Lisb-On #JardimSonoro (por: Zé Diogo - Diretor)

Case-Study 02 - Cistermúsica (por: Dulce Alves - Produtora)


23/nov - 5ªfeira (19h00-20h00) - Presencial | Visita Técnica a Salas de Espetáculos (1 em Lisboa e 1 no Porto)

(a indicar na semana prévia ao anúncio do curso)


23/nov - 5ªfeira (20h00-22h00) - Online | Qual o apoio dado pelo Ticketing e o seu Marketing ao evento do Promotor?

(por: Tiago Fonsca e Ludovic Anacleto - See Tickets / Ticketing Experts)


24/nov - 6ªFeira (18h00-22h00) - Online | A sustentabilidade na área dos eventos - (in)eficácia e compromisso para 2030

(por: Marcelo Rossi - Co-Founder Circular Unity / Sustainability Expert)

25/nov - Sábado (09h00-13h00) - Online | Programação cultural e estratégias para aumento do número de espectadores

(por: Bruno Estima - Diretor artístico / Músico – Wetumtum/Casa da Música)


25/nov - Sábado (14h00-17h00) - Online | Atelier: Construção de um festival sem pontas soltas- perguntas, respostas e trabalho em contra-relógio

Abordar conteúdos: Legislação, comunicação, planeamento, gestão financeira, sponsorização e outros do interesse dos formandos

(por: Ricardo Bramão - Diretor Aporfest, Talkfest e Iberian Festival Awards)


Carga horária

a) Teoria - 22 horas

b) Atelier prático - 4 horas

c) Opcional - Estágio em contexto de festival/promotora no ano civil de 2024 - a definir condições pela disponibilidade aluno e promotor (mínimo 48 horas)


Extra

Realização de Trabalho final individual para participação de Estágio [(entrega até 15/dez) - lista de possibilidades dada no início do curso)]


Inclui

> Material formando: Welcome bag e Password acesso ao curso via Zoom (enviado na semana prévia ao curso)

> Certificado de participação (enviado após o curso)

> Convite para evento: Talkfest - Music Fest Summit 2024 (22 Mar 2024, Lisboa)


Valor

129€ - Associados [Low cost - 99€ - nas primeiras 15 inscrições]

159€ - Público em geral [Low cost - 119€ - nas primeiras 15 inscrições]

55€ - Aquisição de Módulos/Disciplinas Individuais para alunos de anteriores edições

*Descontos: Protocolos e parcerias - 5%; Inscrições de grupo - 5% - 2ª inscrição; 7,5% - 3ª inscrição

**Valor isento de IVA

***Possibilidade de pagar num máximo de 2 prestações


Vagas

30

Requisitos de Admissão

a) Habilitação mínima de 12.º ano completo ou equivalente e/ou experiência profissional no setor

b) Envio de Curriculum Vitae e Carta de Motivação para ingressar no curso


Contactos

E-mail: aporfest@aporfest.pt

Site: aporfest@aporfest.pt

Telefone: (+351) 217904720


Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Procura por Tags
Segue-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page