top of page

Balanço final da edição de 2020 do Talkfest e Iberian Festival Awards

Após várias versões e agendamentos, a edição de 2020 do Talkfest – International Music Festivals Forum e a gala dos Iberian Festival Awards realizaram-se nos passados dias 16 e 17 de outubro, numa versão 100% online! Este novo formato contou com a participação de quase 100 pontos de programação entre conferências, apresentações, workshops, concertos, ou documentários. Uma versão onde se amplificou a conexão entre os profissionais e prestadores de serviço das várias áreas do setor cultural de Portugal, Espanha e países lusófonos. Damos hoje a conhecer alguns dados e números referente a esta edição!




Alguns números:

  • Participantes que usufruíram da plataforma: 846

  • Número total de perguntas colocadas: 140

  • Número total de interações no chat: 190

  • Visitas a Stands virtuais: 1748

  • Número de clicks de links dentro da plataforma: 624

  • Oradores presentes: 85

  • Concertos e Live Acts: 12

  • Prémios: 48 + 1 (Prémio Inatel)

  • Documentários: 6

  • Partilhas e menções nas redes sociais: 214

  • Nº horas de sono perdidas: não conseguimos contabilizar


Uma edição, com um novo normal, marcada por interações nas redes sociais, através de partilha de imagens dos vários participantes a assistirem ao evento a partir das suas casas:



CONFERENCES

A secção principal do Talkfest contou com 9 conferências tendo estado presentes 42 oradores. As temáticas deste ano enfatizaram o papel da importância dos festivais e o papel que representação na sociedade. E como os profissionais da área tiveram que encontrar novas fontes de receitas, reinventar meios e recursos, através de novas ideias tecnológicas para conseguirem continuar as tuas atividades profissionais.


Um tema transversal a todas as secções do Talkfest, foi a situação pandémica e como esta se refletiu nas dificuldades e faltas de apoio deste setor. Estas irão estar brevemente disponíveis no canal de YouTube oficial.


“Os festivais são novos meios de comunicação" David Jordan


“É importante que o setor cultural se organize” Jorge Sobrado



PITCHSTAGE


Promoção para a igualdade em festivais; nova legislação para a reprodução da música em espaços públicos; copos reutilizáveis; desafios 5G em eventos de massa foram apenas alguns dos temas apresentados por especialistas e entidades responsáveis nesta temática.


“É para nós uma oportunidade única, este evento, de podermos mostrar o nosso projeto” Cristiana Pires

SCIENTIFIC PRESENTATIONS

Blockchain Technology; Patrocínios; Eventos em contexto rural; Case-studies de festivais são alguns temas oriundos de teses, estudos científicos que ofereceram dados específicos para análise.


"Obrigado pelo convite, foi um prazer, gostei do evento e espero ter ido ao encontro de todos, estão de parabéns!" Vânia Sousa

WORKSHOPS


Planear eventos sustentáveis; Influencers e bloggers – novo tipo de comunicação ao dispor dos eventos foram alguns dos temas para trabalho nesta edição. Onde os participantes contaram com apresentações práticas.


"Obrigada por este dia e partilha de conhecimentos" Eliana Berto




DOCUMENTARIES


Zé Pedro Rock´n´Roll, Pop Dell’Arte, Blasted Mechanism, First Breath After Coma e Escola do Rock foram os protagonistas dos documentários presentes nesta seção. Onde os participantes tiveram a oportunidade de ao longo do final de tarde e início de noite, assistir a incríveis documentários da área musical.




CONCERTS


O público assistiu a seis atuações de várias bandas e artistas de Portugal e Espanha, Chico Malo, Goldcobra, Hause Plants, Mary N, Museless e Urfabrique. Tendo sido um momento marcante da noite, uma celebração da indústria musical que se desdobrou em atuações de uma música na gala.

 

GALA IBERIAN FESTIVAL AWARDS


Nesta edição tão especial foram acrescentadas mais categorias a premiar e mais atuações ao vivo, apresentada pelos mestres de cerimónias - Ana Cristina Câmara e Pedro Luzindro. Sendo dúvida um momento de união exclusivo entre promotores, artistas, marcas, fotógrafos, prestadores de serviço e media ibéricos. Uma gala marcada pelo espírito de gratificação entre festivais, que foram ao longa da Gala congratulando os colegas no chat da plataforma do Talkfest.


"Bom evento, óptima forma de dar a volta às limitações atuais :)" Luís Duarte


"Parabéns a todos os envolvidos na organização do evento e um cumprimento especial a todos os que trabalham festivais na península Ibérica." Rui Pedro Pimenta

 

Este evento não poderia existir sem o apoio de todos os intervenientes, desde a equipa interna à equipa técnica (nomeadamente os que permitiram que bandas pudessem estar confortáveis e os que desencadearam o streaming e vídeo sem atrasos), parceiros, oradores, associados Aporfest, público presente e apresentadores. Uma edição num formato totalmente diferente, mas onde não faltou a harmonia e espírito positivo que sempre marcou este evento e que deixa o desejo de todos estarmos juntos para celebrar e discutir a área dos festivais já muito brevemente.



Voltamos em Outubro de 2021, para a 10ª edição deste evento único a nível ibérico.

Obrigado!


Notícias em destaque
Notícias recentes
Arquivo
Procura por Tags
Segue-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page